29 de outubro de 2018

Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu

A Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu é um pequeno insecto que ataca os castanheiros. Ataca os gomos foliculares de crescimento da árvore evitando que este se desenvolva naturalmente e inibindo desta forma a sua frutificação ou levando mesmo à sua morte.
É uma praga com uma disseminação quase mundial e que em Portugal está a atacar e a dizimar milhares de castanheiros e soutos.
O ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) é a entidade nacional responsável pela coordenação do combate a esta praga que se pode fazer de forma cultural (abatendo as árvores infectadas), biológica (a mais usual e que consiste na libertação de um parasitoide que irá parasitar e destruir o insecto, pese embora os resultados não sejam imediatos) e química (através da aplicação de fitofarmacêuticos).
O concelho de Arouca está, na sua totalidade, identificado como uma zona demarcada para o insecto, o mesmo será dizer que este tem provocado enormíssimos estragos na produção da castanha.


Este fim de semana decorreu o festival da castanha e foi possível, conversando com técnicos, produtores e vendedores de castanhas, verificar que Arouca já no presente ano teve uma quebra muito acentuada na produção deste fruto, podendo a mesma chegar a apenas 2/3 da produção habitual. Por esta mesma razão, a castanha de Arouca foi e será escassa ao longo do presente ano produtivo.
Vêm já sendo implementadas no concelho as medidas de controlo da praga que deverão ser fortalecidas no presente ano.
É importante que a população geral, a autarquia, entidades públicas e privadas, acompanhem a gravidade desta situação, como de outras (ex: vespa asiática) para que Arouca possa continuar a ser também a terra das castanhas... quentes e BOAS.