7 de outubro de 2018

As Feiras das Colheitas

A Pensar Alto...

Assisti durante a minha vida a mais de 50 feiras das colheitas, umas melhores outras piores mas quase todas tiveram em comum o relembrar nos das raízes rurais deste Concelho, o orgulho de sermos descendentes de agricultores ou estarmos a eles muito ligados, e ao mesmo tempo olhar mos para o futuro com otimismo enquanto nos divertíamos, víamos velhos amigos e aproveitávamos o pretexto para reunir a família assim como se fosse o ensaio para um Natal antecipado. Fui assistindo a algumas alterações ,de umas gosto mais que outras, qualquer dia vou escrever sobre isso, mas hoje vou só referir as ultimas festas, as deste ano. Não gostei sinceramente da colocação do pavilhão da AECA na R. Abel Botelho, devem existir sítios que causem menos estrangulamentos, e pareceu me que o desfile etnográfico do domingo de tarde não teve nada de grandioso como já li, e pareceu me só bem intencionado, fruto da boa vontade de algumas pessoas, não conseguindo mostrar grande coisa para além de meia dúzia de carros de bois, a disponibilidade dos ranchos folclóricos e as senhoras e crianças com açafates a lembrar os velhos cortejos. Na minha opinião este desfile deve ser cada ano que passa mais completo e mais  participativo e aqui teriam um papel muito importante as Juntas de Freguesia e as Associações do Concelho. Se todos decidissem colaborar mais ,estou convencido que teríamos uma festa muito mais completa e que no final da mesma iríamos estar ainda mais orgulhosos, cansados mas orgulhosos, pois teríamos mostrado a todos os forasteiros porque amamos tanto a nossa terra. Fica a ideia. De resto nada a apontar, muita gente, muita farra, muitas distrações. Foi Festa.