27 de setembro de 2019

SERÁ QUE OS RESTAURANTES DE AROUCA ANDAM A MENTIR AOS CLIENTES?!...

 Em diálogo com conhecidos meus, afirmaram-me que, de certeza, vários restaurantes de Arouca andavam a mentir aos clientes. Isto porque, argumentavam eles, vários restaurantes de Arouca venderiam vários pratos de "suposta Carne Arouquesa" que (apesar de terem qualidade e de serem bem confeccionados, segundo o modo da gastronomia tradicional de Arouca) não seriam, na realidade, verdadeiramente, dessa apreciada carne bovina autóctone, ao considerarem o número relativamente limitado de exemplares de Raça Bovina Arouquesa que existe na actualidade.
 Como resposta, referi-lhes que, nalguns restaurantes de Arouca, há, de certeza e de modo seguro, «verdadeira Carne Arouquesa», mas também concordei com o facto de que, na realidade, o número de exemplares de Raça Bovina Arouquesa é, de facto, limitado, para tanta procura e para tanto consumo permanente!...
 O «site oficial» da Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA) informa que existem, na actualidade, em todo o território nacional, cerca de 6488 animais de Raça Bovina Arouquesa. Em face desses números estatísticos, começo a concordar com aqueles meus conhecidos, porque se deduz, facilmente, que, nos restaurantes de Arouca, dado que se verifica um grande volume de negócios e de consumo permanente de pratos de "suposta Carne Arouquesa", nem toda a carne que se vende como «Carne Arouquesa» poderá ser mesmo de «verdadeira Carne Arouquesa». Ainda para mais porque os pratos de Carne Arouquesa também se vendem, com sucesso, noutros concelhos e noutras localidades. 
Vitela Assada no Forno, num restaurante de Arouca
Foto: TripAdvisor


 E essa situação, a ser mesmo verdade, é uma situação ilegal, passível de multas e coimas, que não deveria acontecer em Arouca, mesmo que a carne em questão (a que não é arouquesa) tenha qualidade. Os restaurantes de Arouca não podem mentir aos clientes. O que as estruturas de restauração de Arouca devem fazer é comercializar essa carne, de qualidade mas que não é de Raça Bovina Arouquesa, com denominações adequadas e legais, do tipo, para referir algumas denominações mais óbvias: «vitela assada à moda de Arouca» ou «bife grelhado à moda de Arouca», etc. etc., mas informando sempre os seus clientes de que não é Carne Arouquesa. Só mesmo a verdadeira Carne Arouquesa DOP, devidamente certificada, pode ser vendida como Carne Arouquesa, nos restaurantes de Arouca.
 A «verdadeira Carne Arouquesa», de «verdadeira Raça Bovina Arouquesa», é um produto alimentar de altíssima qualidade, salvaguardado por leis nacionais e por leis europeias. É um produto DOP - Denominação de Origem Protegida, certificado, na actualidade, pela CERTIS e pela ANCRA, que corresponde a uma carne de cor rosada e marmoreada, que é uma tonalidade orgânica gerada pela sua gordura intramuscular, num tipo de carne muito suculenta e muito tenra, ligeiramente húmida, com uma textura orgânica de muitíssima qualidade, única no Mundo, apta, sobretudo, para ser assada no forno ou grelhada.
 Como é óbvio, as várias instituições de Arouca e os Arouquenses devem mobilizar esforços para, de modo permanente, salvaguardar a verdadeira identidade originária, autóctone e endógena da Raça Bovina Arouquesa e a verdadeira qualidade originária da Carne Arouquesa - DOP, porque é um elemento estrutural da identidade de Arouca, com sucesso. No presente, a ANCRA, em Cinfães, possui um talho de Carne Arouquesa, aberto de segunda-feira a sexta-feira e ao sábado de manhã. Portanto, os restaurantes de Arouca podem e devem abastecer-se, de modo permanente e com segurança, a preços acessíveis, de verdadeira Carne Arouquesa - DOP, nesse talho da ANCRA, em Cinfães, que se localiza a cerca de uma hora da vila de Arouca, para ser confeccionada e comercializada nos restaurantes de Arouca...