21 de setembro de 2019

Parque Nascente

O edifício da Câmara Municipal de  Arouca é já há muito tempo exíguo para todos os serviços que lá alberga. 
É do conhecimento público também já há muito tempo um projecto para um aumento do edifício, sendo que recentemente  a autarquia deu um importante passo com aquisição do terreno situado nas traseiras do actual imóvel. 

Simultaneamente a aquisição deste terreno foi proibido ( e bem) todo o estacionamento em volta do edifico municipal passando este espaço recentemente adquirido a servir como parque de estacionamento provisório. 
Mais cedo ou mais tarde a expansão e as obras do novo edifico irão avançar. 

As prioridades que se têm estabelecido em termos de investimento público são muitas vezes não guiadas pela verdadeira necessidade e urgência das obras mas sim se poderão eventualmente ser comparticipadas com fundos comunitários ou não.
Quando tal acontecer a zona nascente do centro histórico e mais particularmente a autarquia, comércio e serviços envolventes ficarão novamente sem solução e resposta para estacionamento automóvel. 
A solução passará pela criação dum parque subterrâneo no novo edifico ou então pela aquisição do terreno privado a Noroeste, vizinho ao edifício municipal .
Neste momento ambas as soluções são possíveis ainda  que a segunda opção será incomparavelmente mais barata e de mais fácil execução.
Fica a sugestão.