7 de setembro de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXXVIII)

0951.IX.07 (Era de 989) - D. Ansur e sua mulher D. Eleva doam a Igreja de invocação a São Pedro, São Paulo, São Cosme e São Damião (génese do Mosteiro de Arouca), bem como todo o território que partia com o rio de Moldes, Romariz, Castro e Cartimir, ao abade Hermenegildo.

1867.IX.02 António Teixeira de Brito, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, é agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelos serviços prestados ao concelho de Arouca, muitos em tempo de política agitada.

1890.IX.07 - A Junta de Paróquia de Arouca, resolve fazer um leilão com os móveis, a pedra do campanário e a tribuna da igreja de S. Bartolomeu, antiga Matriz da vila de Arouca.

1897.IX.03Dá-se o falecimento do ex-presidente da Câmara António Teixeira Brandão de Vasconcelos, natural da Casa da Felgueira, freguesia de Rossas, e morador na Casa de Alhavaite, freguesia do Burgo. Em sua homenagem, foi dado o nome à principal praça da vila de Arouca.

1910.IX.05 - É reconhecido como proprietário legal o descobridor da mina de volfrâmio do lugar da Chieira, na freguesia de Alvarenga.

1956.IX.08Aquando das festividades em Honra de Nossa Senhora da Mó, é inaugurada a electrificação do cruzeiro aí existente.

1957.IX.07A Câmara Municipal de Arouca, presidida por Joaquim de Pinho Brandão, da Casa do Roçado, freguesia de Urrô, delibera contrair um empréstimo de 200.000$00 destinado à adaptação do edifício da antiga Escola Primária Conde Ferreira a Quartel da Guarda Republicana de Arouca.

1957.IX.08A Comissão de Melhoramentos do Monte da Senhora da Mó presta Homenagem a Elias Soares de Carvalho, grande pioneiro das obras aí encetadas.

1974.IX.07Abre, na Praça Brandão de Vasconcelos, a confeitaria, salão de chá, café e restaurante «Arca Doce».

1988.IX.06É constituída a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Provisende, lugar da freguesia de Rossas.

2005.IX.05Na data em que Alfredo de Queirós Ribeiro Vaz Pinto, natural da Casa do Burgo, completaria 100 anos de idade, o Município de Cascais assinala a efeméride com o descerramento de uma placa toponímica naquela cidade, onde Vaz Pinto residiu grande parte da sua vida.

2016.IX.04 – Os World Travel Awards ditinguem os Passadiços do Paiva na categoria de projecto europeu inovador de desenvolvimento turístico. A gala teve lugar na Sardenha, Itália.