4 de outubro de 2018

Contas Exemplares

Todos os anos é publicado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Uma publicação da Ordem dos Contabilistas Certificados que tira uma fotografia detalhada às contas das Câmaras Municipais de Continente e Ilhas.
Na avaliação de 2017, Arouca aparece nos melhores 35 municípios (de 308) na lista de municípios com Maior Equilíbrio Orçamental, sendo o 17º dos municipios de média dimensão. Um indicador que avalia o ajustamento da despesa à receita certa e permanente.
É também na mesma posição que se encontra o nosso concelho na lista dos municípios com Melhor Índice de Dívida Total.
Estes indicadores, entre outros, são de extraordinária importância para se perceber o rigor e o nível de exigência que o município tem na sua gestão. Quer a atual gestão, quer as que a antecederam, têm sabido orgulhar-nos enquanto arouquenses, mesmo em períodos onde muitas outras Câmaras mergulharam numa gestão populista que lhe coloca hoje grandes limitações e desafios no dia-a-dia.
No final do relatório Arouca é colocado na 14ª posição no ranking global dos Municípios de Média Dimensão na lista dos 100 melhores classificados globalmente. E no distrito de Aveiro é o melhor município de média dimensão.
Em resumo... contas exemplares. Ano após ano.