25 de outubro de 2018

A castanha anima Arouca
















Decorria o ano de 2011 quando três amigos arouquenses se juntaram à Associação da Casa do Povo de Arouca e organizaram, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, o primeiro Festival da Castanha mais precisamente nos dias 11 e 12 de Novembro desse mesmo ano. O nome deste festival surge devido ao facto  de Arouca ser conhecida como a “terra da castanha”. A ideia principal desta primeira edição, era associar a gastronomia tradicional à música e danças tradicionais.
Nestes 8 anos de existência o festival evoluiu de um festival direcionado apenas para a música e danças tradicionais para um festival onde além da música e das danças, se pode apreciar mostras gastronómicas, showcookings e onde há uma serie de atividades associadas à castanha, como concursos, feira de produtos agrícolas, magustos, workshops, teatro, etc...
Quanto à cena musical é de salientar a participação de alguns grupos de música folclórica de algumas associações arouquenses e também alguns grupos, com muita qualidade, ligados á música folk e tradicional que passaram por este festival desde o sua primeira edição, como os Andarilhos, Fonte na Pipa, Retimbrar, Pé na Terra, Sebastião Antunes, Diabo na Cruz, Dazkarieh, Uxukalhus, Celina Piedade.

É já neste fim de semana entre 26 e 28 de Outubro, que se vai sentir pela 8ª vez o cheiro de castanhas assadas nas ruas de Arouca com muita animação.