31 de março de 2019

#5 Os Arouquenses poderiam ter mais 1 SEMANA de vida útil por ano.


No decorrer dos desenvolvimentos sobre a construção de parte da estrada que nos poderia ligar a Santa Maria da Feira lembrei-me de fazer umas contas e perceber o impacto negativo que a falta desta faz na vida de um Arouquense que diariamente, para trabalhar, precisa de se deslocar até à cidade da Feira.

Consultando o Via Michelin existem 3 itinerários possíveis para tal deslocação (mapa da imagem). Segundo os habitualmente utilizados pelos Arouquenses esta viagem dura em média 50 minutos.

Portanto, para uma ida e volta diária são gastos 1h40min. Para um mês de 22 dias úteis são despendidas cerca de 36h. Num ano perdidas cerca de 403h.

O mais curioso nos itinerários apontados pelo Via Michelin é que o 3º é um percurso com sensivelmente 60Km, superior aos primeiros em 30Km. Contudo, apenas gasta mais 15 a 20min. Isto deve-se à qualidade das estradas desse 3º percurso.

Ou seja, nessa base, se dispuséssemos de uma estrada em condições normais para nos deslocarmos para a Feira poderíamos certamente ganhar facilmente 15mim em cada viagem.

Portanto, para uma ida e volta diária seriam gastos 1h10min. Para um mês de 22 dias úteis seriam despendidas cerca de 25h. Num ano perdidas sensivelmente 282h.

A comparação entre as 403h e as 282h correspondem a 5 dias, mais coisa menos coisa. Porem se passarmos cerca de 7 horas diárias a dormir e o dia ativo apresentar 17horas, este tempo sobrante corresponde a 7 dias.

Eram mais 7 DIAS por ano na vida de um Arouquense. Mais 1 SEMANA que poderiam passar com a família, que poderiam descansar, fazer o que bem entendessem mas que não os perdessem na estrada que temos.

Poderiam passar a dispor de mais 1SEMANA de vida útil por ano.