18 de março de 2019

Mansa Arouca

imagem: www.geobioesa.blogspot.com
A variante, ainda e sempre a variante!!!
Andamos há quase 20 anos a ser enganados; e quando digo andamos, refiro-me a todos os extractos da sociedade Arouquense, mas, à cabeça, e porque tem responsabilidades maiores na reivindicação da obra, o poder autárquico local dos últimos anos.
Não irei fazer uma retrospectiva profunda (até porque já o fiz em textos anteriores) de todas as "geringonças" de anúncios e projectos alternativos pelas quais esta obra passou e continua a passar, mas é impossível passar ao lado do marketing político que se tem feito com a mesma.
Desde Sócrates em plena praça Brandão de Vasconcelos anunciar a "obra que todos os arouquenses merecem" até ao último episódio desta já quase comédia melo-dramática que foi a não existência de concorrentes viáveis e aprovados para o recente concurso anunciado, com pompa e circunstâncias, pelas mais altas individualidades do actual Governo, no inovador e moderno Parque de Negócios de Escariz.
Já tivemos três primeiros ministros (José Sócrates, Pedro Passos Coelho e António Costa) a  virem cá anunciar a obra. Diga-se,  em abono da verdade, uns com mais mediatismo que outros.
Paulo Portas, então candidato à nossa assembleia municipal, líder parlamentar da oposição e futuro ministro que moveria influências para que tal se concretizasse.
Temos um actual secretário de estado que foi ex-presidente da autarquia que certamente também luta pela sua concretização não fosse esta, aliás, a obra que o lançou para a sua primeira campanha autárquica.
Acho que não deve existir um governante nacional actual e do passado recente que não venha ao "nosso território" e não diga que esta obra é uma prioridade do concelho, da região e do país!!!
O actual secretário de estado com responsabilidade na matéria é nosso vizinho; mais uma vez os astros parecem que se alinham!!! Somos uma concelho pujante em termos turísticos, galardoado e reconhecido mundialmente. Tivemos um clube de Futebol na primeira liga e na Liga Europa como todo o mediatismo que essa presença trouxe ao concelho.
E não vale a pena escorrer mais tinta sobre estes e outros factores e justificativos que poderiam levar a que a obra já estivesse concretizada há muito tempo; e não esta que agora anunciam mas sim a totalidade da mesma, que inicialmente se projectou. Poderia falar das nossas empresas, das centenas de Arouquenses que se deslocam todos os dias pela velhinha 326, dos desportos radicais, da Serra da Freita e dos milhares que a visitam, da nossa gastronomia e da raça Arouquesa que chama milhares ao nosso concelho.
Nós Arouquenses merecemos e acima de tudo Arouca merece. É necessária, é precisa, e, acima de tudo, é justíssima. Mas continuamos todos aceitar esta parafernália de tropelias,  anúncios, adiamentos, reuniões, etc, etc... de forma mansa.

O discurso já deveria ter endurecido há muito!... A postura politica já deveria ser mais dura há muito!... A reacção política já se deveria fazer sentir há muito e de forma musculada, unida e forte!... Do que até hoje se fez, não seria difícil fazer melhor. Com o que até hoje se produziu, não seria difícil produzir mais e melhor.

Já escrevi e já o disse a quem de direito, em sede e local próprio, aquando deste último anúncio: parem com os anúncios e concretizem com "máquinas para a estrada"... Ao que me responderam que desta era de vez... mas mais uma vez ainda não foi!!! Continuamos assim... mansos e aceitar ser subservientes e benévolos com todos estes vendedores de anúncios!!!

(Li por aí que este poucochinho de variante anunciada e agora mais uma vez adiada terá quatro rotundas ao longo do seu trajecto!!! Uma estrada que só foi aprovada e financiada porque apresentada como estrutura de apoio a uma zona industrial moderna e inovadora com forte tecido empresarial terá quatro rotundas ao longo do seu trajecto? Devo ter lido mal e certamente será mentira...)