10 de fevereiro de 2019

Os cursos profissionais



Todos são importantes. Quando nos encontramos numa época em que o ensino obrigatório são 12 anos de escolaridade temos que preparar os jovens para a vida ativa ainda na escola.

Estes cursos deverão formar profissionais que depois de acabarem estes cursos possam cumprir as tarefas para as quais foram preparados.

Sabemos que muitos cursos profissionalizantes têm no seu final uma empregabilidade de cerca de 100%. Isto, quando estes cursos estão ajustados à realidade das necessidades sócio económicas dos meios em que se encontram.

Como disse na minha primeira frase, todos os cursos são importantes, mas às vezes poderão uns ser mais ajustados à realidade das necessidades que outros.

Ora sabemos que Arouca neste momento vive uma enorme escassez de especialistas ligados à construção civil. E quando falo de construção civil, refiro-me a especialistas em instalações elétricas, pichelaria, eletrónica, etc.

E por habitarmos este território nunca poderemos esquecer ainda a importância igual de produzir especialistas em área ligadas à floresta e à agricultura. Arouca precisa.

Em conclusão, e o que me levou a fazer esta reflexão é o facto de me questionar quais os cursos que realmente deveriam ser lecionados nos nossos agrupamentos. Se estes conduzem ou não os nossos jovens a um futuro profissional concreto ou se apenas lhe dão um equiparação a um final de ciclo escolar sem qualquer âmbito pratico.