5 de fevereiro de 2019

Onde param as pedras da rotunda?

A rotunda com as "pedras", aquando das eleições de Autárquicas de 1993
Muitos de nós terão ainda memória da principal rotunda da vila de Arouca ter tido, em tempos, um arranjo decorativo: "os calhaus da rotunda" como então ficaram conhecidos.
Eram três blocos maciços de três rochas características da nossa região: o granito, o xisto  e não estando certo do terceiro que seria um bloco de ardósia. Estas três rochas eram entrelaçadas por uma folha de chapa de cobre por onde corria água.
Esta é a memória actual que tenho dessa "instalação artística"; embora desconheça quem terá sido o autor da mesma, nem tenha no meu arquivo melhor registo fotográfico. Seria interessante ter esses registos e informações. Alguém terá?
E o porquê de referir esta "estrutura" agora? Esta obra desde a sua instalação foi envolta em polémica e toda a encenação associada à sua retirada tem um simbolismo histórico na viragem politica do concelho de Arouca.
Estas "pedras" após terem sido motivo de acesas e vivas discussões durante toda a campanha eleitoral para as Autárquicas de 1993, onde pela primeira vez ocorreu a vitória autárquica do PS em terras de Arouca, desapareceram, numa célebre manhã de nevoeiro... para nunca mais lhe sabermos o paradeiro. 
Nem as pedras nem outra qualquer decoração para a rotunda não vá o temor de nova opção voltar a ser tema politico e  provocar nova viragem politica. Será?
Seria interessante encontrar uma opção definitiva para a principal rotunda do centro urbano de Arouca. Um concurso de ideias entre todos os Arouquenses seria uma opção entre outras. Fica a memória e a sugestão.