9 de fevereiro de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (VII)

1863.II.07 - O Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, aprova o Orçamento e Caderno de Encargos do 2.º Lanço da Estrada de Arouca-Oliveira de Azeméis, compreendido entre a povoação de Santo António, do Burgo, e da Pedra-Má, na partilha das freguesias de Várzea e Rossas.

1891.II.05 - A Diocese do Porto permite a demolição da Igreja de São Bartolomeu, antiga matriz da paróquia de São Bartolomeu de Arouca.

1909.II.04 - Dá-se o falecimento do padre José Gomes de Figueiredo, natural da Casa do Fundo da Aldeia, Covelo de Paivó, morador no Alto da Estrada, freguesia de Arouca. Tinha 72 anos, ocupava a vice-presidência da Câmara e havia sido pároco em Manhouce, São Pedro do Sul, Cabreiros, Santa Eulália e Burgo, sendo ainda capelão da Santa Casa da Misericórdia de Arouca.

1921.II.06 - É constituída a Cooperativa de Cabeçais, de consumo, crédito, produção, instrução e federativa.

1929.II.09 - Reaparece o jornal "Gazeta de Arouca", agora sob direcção do médico Dr. Ângelo Miranda.

1963.II.10 - Depois de importantes melhoramentos na sua casa de espectáculos, reabre o Cine-Arouca, a funcionar nas antigas instalações da Separadora de Volfrâmio.

1975.II.08 - José Soares Correia Belém é eleito presidente do Secretariado da Secção de Arouca do Partido Socialista. Ângelo Alberto Campelo de Sousa preside à Mesa da Assembleia Geral.

1976.II.04 - Entra em funções o primeiro Conselho Directivo da Escola Secundária de Arouca, presidido pela professora Maria Odete Lacerda Teles Soares Crespo Oliveira Esteves.

1981.II.06 - É constituída a associação Centro Juvenil de Arouca. Esta organização, assim denominada desde 1971, teve origem no denominado «Oratório Festivo», da Obra Salesiana de Arouca.

2004.II.09 - É fundado o Centro Social de Canelas-Espiunca, Instituição Particular de Solidariedade Social.

2009.II.07 - É inaugurado o Complexo das Piscinas de Escariz.

2009.II.10 - Com o propósito de assumir a organização do Festival de Cinema de Arouca, organizado desde 2003, por impulso, criação e direcção de António João Tavares Gomes, mais conhecido por João "Rita", natural da freguesia de Rossas, é fundado o Cine Club de Arouca.