23 de fevereiro de 2019

II- As espécies domésticas autóctones do território de Arouca: o Perdigueiro Português


O Perdigueiro Português é também uma das espécies domésticas autóctones do território de Arouca. É uma raça canina com milénios (um cão de parar, que é das melhores e das mais nobres raças caninas do Mundo, configurado para a caça às perdizes) que foi apurada, precisamente, em parte, a partir de alguns criadores do concelho de Arouca, tal como é referido na obra clássica de Jorge Rodrigues, 'Perdigueiro Português: o cão de parar'. Na Sala do Capítulo do Convento de Arouca, nos seus azulejos, aparece o desenho de um Perdigueiro Português, enquadrado num contexto e num motivo de caça.
Em termos comuns, é conhecido como 'cão de caça às perdizes'.




" Alguém me perguntou, há um tempo, qual é o pior problema que o mundo hoje enfrenta. Não creio que seja a crise económica, mas sim a destruição do meio-ambiente. Milhares de espécies são destruídas todos os anos, desaparecem simplesmente e não as podemos reproduzir. "
Palavras do Professor Doutor Robert Aumann, Catedrático da Universidade Hebraica de Jerusalém, economista e Prémio Nobel da Economia de 2005, numa entrevista publicada no semanário Expresso de 29 de Novembro de 2008, concedida ao jornalista portuense Henrique Cymerman.