1 de fevereiro de 2019

Chegar daqui a Arouca por transportes públicos? Esqueça!


   Nado e criado no torrão de Arouca, mas transplantado para o Ribatejo, de onde escrevo, tive há dias e a estes cerca de 300 Kms de distância da minha terra natal uma breve conversa com uma colega de trabalho. A conversa deu-se em Vila Franca de Xira e iniciou-se precisamente por eu ser arouquense. Embora tenha sido uma conversa trivial, acabou por bater na tragicomédia que são as acessibilidades do concelho de Arouca, e por isso transcrevo-a:

   COLEGA DE TRABALHO (CT) – O José disse que é de Arouca. Qual a melhor maneira de lá chegar de transportes públicos?
   JOSÉ ROCHA (JR) – Ah…, bom…, pois…, de autocarro tem a Rede Expressos até à Feira e São João da Madeira, pelo menos.
   CT – E de comboio, qual a melhor estação para sair? Talvez aí alugássemos um carro.
   JR – Seria Espinho, mas daí para Arouca é complicado. Ou Gaia, ou o Porto, mas não sei. A que parte de Arouca é que pretende ir?
   CT – Alvarenga.
   JR – Ui! Isso, então, leva um dia para lá chegar. É melhor ir de carro.
   CT – Vou lá com a família no fim de março passar um fim de semana para percorrer os passadiços do Paiva. Já reservámos alojamento por uma noite e agora queremos ver as alternativas de transporte. Se desse para não ter de levar o carro...
   JR – Esqueça. Para ir de transportes, fazer os passadiços e passar lá uma só noite, perderia o tempo nas viagens. O melhor é levar o carro e fica com autonomia.
   CT – Pois. Se calhar vai ter de ser.
   JR – E aproveite para ver outras coisas, há lá muito mais para ver. Tudo o que é Arouca me interessa, eu já lhe faço chegar algumas dicas para preparar a sua passagem por lá.

   Despedimo-nos e a conversa ficou por aí. Porém, fiquei a pensar com os meus botões no quão mal está servida a nossa terra de transportes públicos. Já para se usar carro próprio é o que é para lá chegar, fará em transportes públicos.
   Depois, lembrei-me de ter lido há tempos que por 1913 a Câmara Municipal de Arouca tinha feito ao Governo um pedido para incluir na rede dos caminhos de ferro uma linha férrea que, saindo de Vila Nova de Gaia, passasse por Arouca e dali por Castro Daire até Trancoso (Guarda). Pois, pois.