28 de fevereiro de 2019

III- As espécies domésticas autóctones do território de Arouca: o Gato Europeu Comum

O Gato Europeu Comum é outra das espécies domésticas autóctones do território de Arouca, presente nas casas familiares dos Arouquenses. Trata-se de uma raça de gatos autóctone, de carácter territorial e independente e com grande capacidade de adaptação, sendo um caçador de ratos muito eficaz. À semelhança daquilo que aconteceu em várias partes da Europa, o Gato Europeu Comum, em Arouca, existiu e existe, de modo espontâneo, nas casas familiares, desenvolvendo-se, naturalmente, ao longo dos séculos, com pouca intervenção humana. Em termos comuns, é designado com o nome simples de 'gato' ou com a expressão de 'gato doméstico'. 


Alguém me perguntou, há um tempo, qual é o pior problema que o mundo hoje enfrenta. Não creio que seja a crise económica, mas sim a destruição do meio-ambiente. Milhares de espécies são destruídas todos os anos, desaparecem simplesmente e não as podemos reproduzir. "
Palavras do Professor Doutor Robert Aumann, Catedrático da Universidade Hebraica de Jerusalém, economista e Prémio Nobel da Economia de 2005, numa entrevista publicada no semanário Expresso de 29 de Novembro de 2008, concedida ao jornalista portuense Henrique Cymerman.