23 de setembro de 2018

A Serra da Freita em imagens


   É indesmentível que um dos tesouros de Arouca é a Serra da Freita. Não sendo uma alta montanha, a sua imponência é suficiente para ser observada de (quase) todos os pontos do concelho de Arouca.
   As paisagens da Serra da Freita estão presentes na minha memória desde criança, um tempo que infelizmente já passou, no sentido em que as várias transformações que têm ocorrido na Serra não foram - no geral - para melhor. Não é um problema exclusivo da Freita, é algo generalizado em todo o país pois as práticas de preservação dos nossos espaços naturais já foram efectivamente melhores.
   Porém não é isso que me leva a contribuir para este projecto, para o qual agradeço a enorme honra do convite para participar. Não sou especialista em conservação da Natureza e reconheço que é um assunto complexo que atravessa vários sectores da sociedade. Prefiro antes focar os aspectos positivos da Serra da Freita, usando a fotografia como meio preferencial. Não há meio melhor que a fotografia para exprimir o modo como vemos o mundo e consequentemente preservar as nossas memórias.
   Embora ainda o faça com muito menos frequência, entre 2009 e 2013 tirei milhares de fotografias na Serra da Freita, com o objectivo de apurar os meus conhecimentos de fotografia. Com o tempo percebi que o resultado desse trabalho servia para muito mais que isso. As imagens que obtive são também um arquivo, uma preservação da memória e do melhor que temos na nossa Natureza e na nossa Serra da Freita. O meu desejo é que também sirvam de inspiração e de alerta para a conservação dos nossos espaços naturais, já que nada dura para sempre.
   Para esta primeira colaboração escolhi um dos melhores exemplos disso mesmo. A árvore na imagem era um de três pinheiros que se encontravam mesmo em frente ao miradouro próximo do alto da Freita. Embora longe do seu vigor, eram extremamente formosos e fotogénicos. Infelizmente, ficaram definitivamente fragilizados após o grande incêndio de 2016 e acabaram por desaparecer.