8 de setembro de 2018

A (má) imagem do nosso património edificado

É já há muito manifestamente injustificável a (má) imagem que o Município passa do património edificado de Arouca. Tanto mais quando se trata do nosso mais importante património cultural classificado, na maior parte dos casos como património nacional.

Consultar a página do Município (hoje, dia 8 de setembro de 2018), ir aos conteúdos da barra lateral, clicar sobre «Concelho» e, depois, sobre «Património», significa percorrer um caminho muito curto, mas oficial, para uma imagem absolutamente deturpada, insuficiente, redutora e enganadora do mais relevante património edificado do concelho de Arouca.

Os Arouquenses sabem que a imagem que o Município passa não corresponde à realidade e que, felizmente, todo esse património se encontra com muito melhor aspecto e a justificar melhor e mais publicidade. Mas, quem não sabe e/ou procura saber, - que, felizmente, são muitos e cada vez mais -, não obriga a um pequeno investimento na imagem desse nosso património cultural edificado?

Não valerá a pena retomar o protocolo com o Movimento Fotográfico de Arouca, de que se falou há uns tempos? Certamente que, com pouco, farão muito e ficaremos todos a ganhar.