22 de janeiro de 2019

Matéria Prima - um exemplo positivo

Os anos de 2016 e 2017 não são de boas memórias para Arouca e para os Arouquenses no que toca à floresta. O nosso concelho a ser assolado por grandes incêndios que queimaram mais de 60% do território florestal.
Quase todo o perímetro de floresta concelhio foi afectado e queimado incluindo uma grande parte da encosta da Serra da Freita.

Ali para os lados da Ameixieira na freguesia de Santa Eulália um grupo de pessoas procuraram no ano de 2016 travar as chamas que desciam a encosta. Além da sua grande vontade e enorme esforço físico as muitas pessoas que por ali se juntaram num esforço conjunto pouco mais puderam fazer que minimizar os estragos das chamas. Não conseguiram suster o fogo mas ali logo surgiu uma vontade de fazer diferente. Extintas as chamas deitaram mãos às enxadas no sentido literal com o intuito de voltar a reflorestar uma parte razoável da área ardida. Os terrenos baldios da Ameixieira, Currais e Cales seriam o campo de trabalho que estes apaixonados pela natureza teriam nos meses e anos seguintes. Primeiramente organizados como um simples movimento cívico que depois evolui naturalmente para uma associação a Matéria Prima - Associação para a Reabilitação da Serra da Freita -  está aí para mostrar como devemos bem agir enquanto parte integrante de uma sociedade que se quer e deseja consciente para a problemática e soluções ambientais.

Tive oportunidade de por uma ou duas vezes poder contribuir para este seu meritório trabalho. Este pequeno texto fica como um reconhecimento pessoal pelo esforço e trabalho que vêm desenvolvendo desejando que o prolonguem por muitos e bons anos. Parabéns a todos os envolvidos!