13 de janeiro de 2019

Arouca na net

   “Está tudo na Net”, usa dizer-se. Também Arouca lá está, inevitavelmente. Felizmente. Hoje, googla-se “Arouca”, e obtém-se algo como “Cerca de 7 210 000 resultados (0,69 segundos)”. Nem sempre foi assim.
   No tempo, hoje arqueológico, em que não imperavam na internet as ditas redes sociais (e, para o caso, o Facebook, que embora seja rede e reúna, enreda e dispersa mais do que o que reúne) houve algumas tentativas de criar na internet espaços de informação e conhecimento estruturado sobre Arouca. Evoco dois deles: os portais Aroucanet (http://www.aroucanet.com) e Arouca.biz (http://www.arouca.biz).
   O primeiro ainda paira na net, congelado. Do segundo, sobrevive a inscrição tumular “O Portal Arouca.biz teve um papel de relevância na dinamização da internet e na criação de uma comunidade online sobre o concelho de Arouca. Contudo, face ao contexto e à falta de disponibilidade dos promotores verificada nos últimos anos, o Portal foi desligado.”
   Hoje sobrevivem e vão emergindo alguns espelhos digitais de periódicos impressos, blogues pessoais e coletivos (como este “Defesa de Arouca”), e abundam as páginas do Facebook, que não visito por inabilidade e falta de tempo, mas a que reconheço utilidade. Até porque no meio disto tudo, é por aí que sobrevivem tesourinhos deprimentes como este: https://www.facebook.com/aroucaportugal/videos/1328071077753/.