13 de janeiro de 2019

Da necessidade de um verdadeiro auditório municipal

Arouca não tem nos dias de hoje um verdadeiro auditório municipal do qual nos orgulhemos e possamos usufruir.
Tem um auditório que é ao mesmo tempo loja interactiva de turismo e que já foi e continua a ser a espaços sala de cinema. Tem um auditório que como sala para público tem condições e dimensões que considero suficientes e boas mas em que o palco e todas infraestruturas de "back stage"  são muito insuficientes e medíocres. Basta ouvir ou falar com os muitíssimos grupos e pessoas que por lá já actuaram das mais variadíssimas áreas para percebermos e confirmarmos esta realidade. Não possui cais de carga e descarga de material, não possui profundidade de palco, não possui camarins dignos, etc... o nosso actual auditório municipal foi uma adaptação de um antigo cinema que depois também se adaptou a loja interactiva que veio ocupar o Hall e o tornar  minguo para algumas actividades que lá se desenrolam.
Sendo Arouca felizmente um concelho com uma dinâmica cultural e artística forte e com um bem vivo movimento associativo na área das artes penso que é chegada a altura de voltar a pensar num auditório/teatro municipal "à séria". Digo voltar a pensar pois num passado já longínquo já se pensou e inclusive projectou um verdadeiro auditório municipal, chegando mesmo a equacionar-se locais e propostas. Entretanto veio a crise e ficou tudo na gaveta.
Temos outros pequenos auditórios como o dos bombeiros voluntários de Arouca, da Escola Secundária de Arouca para referir somente outros dois. Iremos ter no futuro o auditório projectado para a a academia de música de Arouca. Tivemos e foi assumido que o pavilhão de desportos da Escola Secundária poderia ser adaptado para eventos e concertos de grande dimensão. Essa opção foi por exemplo testada aquando a conferência europeia de Geoparks que decorreu em Arouca. A verdade é que "desenrascou" mas não deixou nem deixa de ser uma adaptação provisória. Uma estrutura que foi e está pensada para ser um pavilhão desportivo e não um auditório e muito menos um teatro.
O teatro, a música, a cultura, as palestras e conferências e acima de tudo os Arouquenses merecem um teatro municipal. Comecemos a pensar nisso.