31 de agosto de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXXVII)

1776.VIII.26 – É derrogado o privilégio à Abadessa do Mosteiro de nomear o Juiz Ordinário, sem necessidade da aprovação do Corregedor de Lamego, a cuja comarca pertencia. A partir desta data é criado o lugar de Juiz de Fora do Cível, Crime e Órfãos do concelho de Arouca. É igualmente ordenado que o referido Juiz de Fora o seja igualmente do concelho de Alvarenga.

1833.VIII.26 – António Pinto Pereira de Vasconcelos é o primeiro cidadão a aclamar a rainha D. Maria II em Arouca, e a organizar uma companhia de Voluntários, com a qual se foi juntar ao Exército Libertador, para defesa da cidade do Porto.

1833.VIII.26 – A Câmara Municipal assina um “Auto de Aclamação” visando o apoio às ideias liberais.

1833.VIII.31 – A Câmara Municipal assina um “Auto de Reclamação” visando o repúdio das ideias liberais e dos actos revolucionários expressos pelo executivo camarário anterior.

1936.VIII.28 – É ampliada aos concelhos de Felgueiras, Castelo de Paiva, Arouca e Castro Daire, com declaração de utilidade pública, a concessão de distribuição de energia eléctrica em alta tensão dada à "Eléctrica Duriense, Limitada".

1940.VIII.28 – É publicada no Diário da República a constituição heráldica das armas, bandeira e selo do Município de Arouca.

1946.VIII.30 – A Comissão das Construções Prisionais emite parecer desfavorável à instalação de um Estabelecimento Prisional no Mosteiro de Arouca.

1990.VIII.30 – Por ocasião do 46.º aniversário da Feira das Colheitas, é inaugurada a placa toponímica com o nome do ex-presidente da Câmara António de Almeida Brandão, natural da freguesia de Rossas, na artéria entre a Avenida 25 de Abril e a Alameda D. Domingos de Pinho Brandão.

1991.VIII.27 – É constituída a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira.

1999.VIII.31 – São inauguradas as novas instalações do Centro de Saúde de Arouca.

2001.VIII.27 – São expropriadas as parcelas de terreno necessárias à execução da obra da EN326, Mansores – Arouca.

2009.VIII.28 – É publicado um Despacho do Governo a autorizar o concurso público para a Concessão do Vouga, permitindo que a obra da segunda e última fase da Via Estruturante Arouca-Feira (entre Mansores e Feira) possa iniciar-se em 2010.