10 de agosto de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXXIV)

1245.VIII.11 – Em Bula dirigida a Paio Furtado, bispo da Diocese de Lamego, Sua Santidade o Papa Inocêncio IV confirma a mudança das religiosas de Arouca para a Ordem de Cister.

1764.VIII.09 – É aberto o testamento do padre José de Sousa Figueiredo, natural de Figueiredo, freguesia do Burgo. Um dos encargos constantes deste testamento, era o de mandar construir uma capela de invocação a Nossa Senhora do Amparo e Santa Ana, naquelas que foram as suas propriedades. Trata-se da actual capela de Nossa Senhora do Campo, na freguesia de Rossas, construída a mando do seu herdeiro universal Manuel José Ayres, do Trigal (Rossas).

1812.VIII.10 – Ingressa no Mosteiro de Arouca, como Noviça, Dona Maria José Tovar de Menezes, filha de Alexandre José Gouveia e Dona Matilde Olímpia de Menezes, de Fonte Arcada, que virá a ser a última Abadessa do Mosteiro de Arouca.

1850.VIII.09 – Dá-se o falecimento do Doutor Manuel António Coelho da Rocha, natural de S. Miguel do Mato, ilustre Professor de Direito na Universidade de Coimbra.

1886.VIII.08 – É eleita a Comissão Instaladora da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda de Arouca.

1926.VIII.05 – A Comissão Administrativa da Câmara Municipal delibera não voltar a arrendar as celas do extinto Mosteiro à medida que as mesmas vão sendo desocupadas de inquilinos.

1963.VIII.08 – Realiza-se, em Fátima, a Missa Nova do padre António de Brito Peres, de Santo António, Santa Eulália. Neste mesmo dia, mas no Seminário da Sé, realiza-se a Missa Nova do padre Idalino Vaz Ferreira, de Santa Maria do Monte, Santa Eulália. No dia 15, em Chave, tem lugar a Missa Nova do padre Manuel Correia Fernandes, de Ruival, Chave. No dia 18, em Santa Eulália, tem lugar a Missa Nova do padre Américo Brandão Pereira Vilar, de Jugueiros, Santa Eulalia.

1963.VIII.10 – São inaugurados os telefones automáticos em Arouca.

1974.VIII.11 – É inaugurada a nova capela de Ponte de Telhe, na freguesia de Moldes.

1980.VIII.05 – É constituída a Associação Social Cultural e Desportiva “Unidos de Rossas”, com sede na freguesia de Rossas.

2000.VIII.09 – É lançada a Primeira Pedra da Escola E.B.2,3 de Escariz.

2015.VIII.07 - É lançado, em Rossas, na Festa da Senhora do Campo, o livro “Senhora do Campo. Fé, Devoção, História e Tradição”, da autoria de António Brandão de Pinho.