24 de maio de 2019

Voto de protesto

No próximo Domingo,  26 de Maio decorrem as eleições para o parlamento Europeu.
Como premissa deste meu texto devo dizer e parafraseando e adaptando um discurso de Inéss Arrimadas defendendo a não independência da Catalunha em que dizia ser Catalã, Espanhola e Europeista numa só, eu  sou na mesma forma de me exprimir sinto-me Português, Arouquense e Europeu; Tenciono exercer o direito de voto por entender ser acima de tudo um acto de dever cívico.
A verdade porém, sou obrigado a reconhecer, que esta campanha nada teve de enriquecedor e basilar no que toca à discussão de um verdadeiro e credível projecto Europeu não federalista que é como o vejo idealizo.
Ou seja esta campanha e candidatos não foram de todo apelativos no que toca à motivação para votar... o problema não é de agora mas a verdade é que em eleições europeias em que uma grande parte dos portugueses, ou habitantes de cada país europeu, ainda não sentem a Europa como algo seu  o problema da abstenção agudiza-se.
Irei fazer um exercício diferente para os que possam porventura ler este texto e estejam hesitantes em votar: se não votamos pela positiva poderemos votar pela negativa?

Um voto de protesto europeu contra a progressiva islamização da Europa.
Um voto de protesto português contra a forma como a campanha decorreu em Portugal dando prioridade às questiúnculas internas em detrimento da discussão Europeia.
Um voto de protesto pelas jogadas e decisões políticas que continuam a colocar os interesses partidários acima dos interesses do país.
Um voto de protesto pelos "familygates" deste país.
Um voto de protesto português pelo actual estado do sistema partidário português que urge em renovar-se.
Um voto de protesto europeu pelo crescimento da extrema direita e populismo na Europa.
Um voto de protesto europeu pelas elites de esquerda que dominam a comunicação social e os mass media.
Um voto de protesto Arouquense pelos sucessivos adiamentos, mentiras contractos e "descontractos" pela construção da estrada variante à EN326.

Se decidiu que não vai votar pode ir sempre protestar.... escolha o seu melhor protesto e vote....