5 de maio de 2019

Arouca está tão perto do Porto!...

A partir da vila de Arouca (vila da Área Metropolitana do Porto que tem cerca de 5200 habitantes, localizada no vale do rio Arda, que é um dos principais afluentes do rio Douro), quem, na actualidade, se deslocar de automóvel pela variante à EN326, num ápice chega ao fim do primeiro troço da variante, na fronteira entre a freguesia de Rôssas e a freguesia de Tropêço. Entra na EN326 e chega, logo, a Mansores, passando, depois, por Escariz, até sair do território do concelho de Arouca, ao entrar, pela mesma EN326, no território do concelho de Santa Maria da Feira, que é um dos concelhos mais industrializados, urbanizados e modernos do País. Continua pela EN326 e, em Gião, entra na auto-estrada A32 e também num ápice, pela A32, chega à zona do Olival, em Vila Nova de Gaia, que é o terceiro concelho mais populoso do País e também um dos mais modernos, urbanizados e industrializados. Sai da A32, em Gaia, entra nas auto-estradas da VCI e, logo, de imediato, chega à cidade do Porto, que é a capital da Área Metropolitana do Porto e da Região Norte.
Este percurso (apesar dos acessos não serem os melhores na parte da EN326) demora, de automóvel, em média, cerca de 50 minutos, se não houver muito tráfego. E eu pergunto: será que o concelho de Arouca se pode considerar um concelho do denominado 'Interior', estando a sede do concelho situada, no presente, apenas a cerca de 50 minutos do Porto e as fronteiras oeste e noroeste do concelho estarem localizadas apenas a cerca de 35 minutos do Porto?!...Como é óbvio, Arouca não se pode considerar um concelho do 'Interior'. Se Arouca se manteve, durante um tempo considerável, estagnada em termos de dinamismo de Modernidade, deve-se, em parte, precisamente, aos seus maus acessos. E esse é um problema que a construção do resto da variante, em parte, vai resolver, tornando muito mais rápido e directo o acesso aos concelhos vizinhos de Arouca situados a oeste e a noroeste e ao Porto.
D
e facto, Arouca está tão perto do Porto!...Para além da minha querida Arouca natal, o Porto é a cidade que eu mais amo no Mundo, a par da cidade de Jerusalém, que é a eterna capital da Terra de Israel e também, no futuro, na Era Messiânica, a capital eterna do planeta Terra.
O Porto/Grande Porto sempre foi o território urbano principal de referência para Arouca e para os Arouquenses, onde moram milhares de Arouquenses e seus descendentes e em relação ao qual têm uma forte sentimento de empatia, de pertença e de afinidade, de tal modo que, como está muito bem escrito na Wikipédia, os Arouquenses "vêem o Porto e o Grande Porto como o prolongamento do território do município de Arouca e vice-versa, por serem locais, unidos, que fazem parte da sua vida quotidiana bem como da de seus descendentes, num espaço coeso e identitário que é habitado e vivido de modo contínuo."