20 de abril de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XVII)

1838.IV.19 - Dá-se o falecimento de Dom Leonardo de Sousa Brandão (1767-1838), natural do Sobral, freguesia de Várzea, e último bispo da extinta Diocese de Pinhel. Com receio de represálias dos seus perseguidores políticos, foi sepultado pela sua família, de noite e às escondidas, na igreja matriz de Várzea.

1882.IV.19 - Dá à estampa o primeiro número de "O Comércio de Arouca", primeiro jornal publicado em Arouca.

1885.IV.18 - A Administração do Concelho de Arouca oficia o Delegado do Tribunal de Aveiro do Inventário dos Bens do Mosteiro, que descrimina, afim de se proceder à verificação da sua existência.

1915.IV.18 - Dá-se o falecimento de Alberto Carlos Teixeira de Brito (1855-1915), fundador e Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. «Imagem mais pura e perfeita da Lealdade e da Honra, do Bem e do Carácter», segundo o semanário independente "O Povo Arouquense".

1921.IV.15 - Dá à estampa o primeiro número do quinzenário "A Aurora", Defensor dos Interesses de Cabeçais, dirigido pelo professor Álvaro Fernandes, administrado e editado por António de Castro e Sousa, Agostinho Francisco da Silva e Mário de Castro e Sousa.

1944.IV.17 - São aprovados os Estatutos da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Lacticínios de Arouca, por Alvará do Ministro da Economia. Teve a sua primeira sede na freguesia de Rossas, onde se instalou o primeiro posto de concentração de leite, no lugar da Fonte.

1972.IV.15 - Dá-se o falecimento de Manuel Rodrigues de Simões Júnior (1891-1972) que, para além de médico, foi o primeiro director do Museu de Arte Sacra e incansável investigador das origens e história de Arouca. O médico «que só via doentes para sobreviver, pois as suas paixões eram a arqueologia e a etnografia», nas palavras do seu neto professor Doutor Manuel Sobrinho Simões.

1992.IV.17 - Dá à estampa o primeiro número do jornal "Cruz de Malta", sob direcção do padre José da Rocha Ramos e propriedade do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas.

1996.IV.20 - A Santa Casa da Misericórdia de Arouca inaugura as novas instalações, de complemento às já existentes.

1997.IV.18 - É inaugurado o actual Palácio da Justiça, numa cerimónia presidida pelo então Ministro da Justiça.

2005.IV.17 - São inauguradas as novas instalações da Escola de Música e Biblioteca, na freguesia de Chave.

2010.IV.15 - É entregue o galardão oficial de reconhecimento da Adesão do Geopark Arouca à Rede Global de Geoparks, sob os auspícios da UNESCO, na 4.ª Conferência Internacional de Geoparks que decorreu em Langkawi, Malásia.