12 de abril de 2019

Consolidar, cada vez mais, a Euro-região 'Galiza-Norte de Portugal'...

Com o aproximar das eleições europeias, não se deve esquecer que a União Europeia é constituída, e bem, por euro-regiões, que têm de ser reforçadas, cada vez mais. As 'euro-regiões' têm maior coesão identitária que muitos dos Estados institucionais da União Europeia, dos quais um dos exemplos mais óbvios é o de Espanha, que é um Estado com várias nações e macro-idiossincrasias. 
E embora alguns afirmem que Portugal é um país uno e coeso (isso é, claramente, em parte, um artifício retórico e um logro dos ultra-centralistas com os seus interesses oportunistas...), na realidade, na verdade, a Região Norte tem muito, muito, muito mais que ver com a Galiza do que com as outras regiões de Portugal. Entre a Região Norte de Portugal e a Galiza, existe um território identitário contínuo e uma idiossincrasia cultural contínua, com milénios, que devem, cada vez mais, serem reforçados pelos Nortenhos e pelos Galegos. A Região Norte de Portugal com a Galiza é uma verdadeira e real nação identitária, com uma idiossincrasia cultural própria, com validade ontológica, quer no contexto ibérico, quer no contexto europeu.
O processo de Regionalização de Portugal, com as cinco regiões, é um processo de desenvolvimento, bom e benévolo, que tem de, impreterivelmente, avançar com muita urgência, sendo desejado pela maioria dos Portugueses e porque é mesmo muito necessário, para inverter, de vez, a presente situação muitíssimo injusta e perniciosa (sobretudo, muitíssimo injusta e perniciosa para a Região Norte e para os Nortenhos) que é descrita neste texto - o ultra-centralismo e o ultra-parasitismo de Lisboa e arredores, situada na zona saloia da Estremadura:


E, repete-se, porque estamos e estaremos na União Europeia, a Região Norte e a Galiza devem consolidar, cada vez mais, associadas, essa sua forte identidade milenar, que é mesmo una.
E Arouca e os Arouquenses, que são cidadãos portugueses e cidadãos europeus, pertencem à Euro-região 'Galiza-Norte de Portugal'.