3 de outubro de 2019

À CÂMARA MUNICIPAL DE AROUCA E À COOPERATIVA AGRÍCOLA DE AROUCA

 Remeto, através deste blogue, à Câmara Municipal de Arouca e à Cooperativa Agrícola de Arouca, um reparo, bastante pertinente, de Ivo Brandão sobre uma gravíssima lacuna que se verificou no 75º Aniversário da Feira das Colheitas:

" A Feira das Colheitas foi inventada pelo meu bisavô, António de Almeida Brandão, no contexto da II Guerra Mundial e do lastro de dificuldades que um conflito de dimensão mundial desencadeou. Este ano, a Feira fez 75 anos, e pudemos ver que acabou por ganhar uma dimensão completamente diferente da que presidiu à sua criação. Cresceu, mudou, distanciou-se um pouco da agricultura, e, queiramos admitir ou não, passou a olhar para o sector primário como uma criança olha para um aquário ou uma jaula de jardim zoológico. A agricultura, hoje, já não é a principal actividade do concelho, nem tão pouco a base da sua subsistência. Mas, enquanto marca identitária, permanece. Umas vezes melhor, outras pior lembrada. Ainda assim, e apesar de, este ano, não ter sido particular ‘festeiro’, não pude deixar de notar que, quando passam 75 anos da fundação da maior festa do concelho, toda a gente se esqueceu de quem a criou. "

 Solicito, à Câmara Municipal de Arouca e à Cooperativa Agrícola de Arouca, que tenham a amabilidade de ler os seguintes dois textos, também deste blogue, para que, por favor, reflictam, racionalmente e com sentido institucional, sobre o assunto, para que, na próxima edição da Feira das Colheitas, rectifiquem a grande irresponsabilidade de, nos 75 anos da Feira das Colheitas, não terem recordado nem homenageado quem, na realidade e na verdade, fundou, configurou, organizou e promoveu esse grande evento concelhio de impacto nacional: António de Almeida Brandão. 
 É muito estranho, estranhíssimo mesmo, não terem evocado quem fundou e configurou a Feira das Colheitas!!!!!! Resta saber porque razão concreta essa situação lamentável continua a acontecer, por parte da Câmara Municipal de Arouca e da Cooperativa Agrícola de Arouca!!!....Parece que fazem isso de modo intencional!...Parece que fazem isso de propósito!...
 Neste 75º Aniversário, também seria pertinente, por razões óbvias, evocar Elísio de Azevedo...