21 de outubro de 2019

Centro de Produção da RTP Porto celebra 60 Anos

O Centro de Produção da RTP Porto celebra 60 anos. Sediado em Vila Nova de Gaia, é responsável por grande parte da produção de informação e de entretenimento para todos os serviços de programas de televisão e rádio do grupo RTP (RTP 1, 2 e 3, RTP África e Internacional e Antena 1, 2 e 3). No presente, é um dos maiores centros de produção de conteúdos do País.
Em declarações ao jornal Público, a sua directora, Isabel Correia, refere: «“Fazer 60 anos e lembrar o nosso passado é não só um acto de justiça, mas uma forma de mostrar a relevância estratégica de um centro de produção audiovisual descentralizado”, sendo um importante elo de ligação da Região Norte com o resto do País, já que produz “conteúdos que têm visibilidade nacional”. Dada a sua descentralização geográfica, esta produção “permite que projectos desta zona possam ser divulgados nos nossos programas a nível nacional”. A descentralização da RTP, considera Isabel Correia, é “uma conquista de todos e para todos”, e tem sido “uma luta diária, conseguida com uma equipa consistente à qual se exige muita resiliência e determinação”.»

Edifício Principal do Centro de Produção da RTP Porto no ano de 1959
Foto: jornal Público 

A RTP Porto diz muito a Arouca e aos Arouquenses, durante as décadas: foi nesse Centro de Produção da RTP Porto (sendo o Porto/Grande Porto o espaço urbano principal de referência para Arouca e para os Arouquenses...) que se difundiram muitas notícias sobre Arouca e sobre os Arouquenses, que muitas entrevistas a Arouquenses ilustres foram exibidas, que momentos históricos foram gravados, sendo de salientar, a título de exemplos relevantes, várias actuações do Conjunto Etnográfico de Moldes e a divulgação de pratos da gastronomia tradicional de Arouca e dos doces regionais e conventuais de Arouca, bem como reportagens sobre eventos arouquenses de muita relevância, como a Feira das Colheitas, etc.
A concretização, cada vez mais eficaz, da descentralização da RTP deve, como é óbvio, continuar a ser o percurso estrutural deste Centro de Produção nortenho com uma história considerável e bem definida, sendo, como é óbvio, desejável que, no futuro, haja uma difusão ainda melhor e mais abrangente de notícias, de entrevistas, de programas e de conteúdos de qualidade produzidos a partir do Centro de Produção da RTP Porto, localizado no território berço onde se encontra a idiossincrasia nuclear e identitária da nação de Portugal e dos Portugueses: o Entre-Douro-e-Minho e a Região Norte.