11 de outubro de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XLIII)

1767.X.12 – Nasce na Casa da Tulha, freguesia de Várzea, aquele que viria a ser o último bispo da extinta diocese de Pinhel, Dom Leonardo de Sousa Brandão.

1795.X.08 – Dá-se o falecimento de Manuel José Aires, do Trigal, que mandou edificar a actual capela de Nossa Senhora do Campo, na freguesia de Rossas.

1834.X.11 – Bernardino António Teixeira Vaz da Fonseca Pinto, antigo Juiz Ordinário e Capitão-mor de Arouca, morre em sequência de alegada espera que alegadamente lhe fizeram os seus inimigos políticos. Havia sido por sua ordem que fora preso, entre outros, Frei Simão de Vasconcelos, o célebre guerrilheiro das lutas liberais, sentenciado e fuzilado em Viseu, em 17 de Outubro de 1832.

1936.X.13 – Os Serviços Centrais autorizam a instalação dos Serviços de Correios, Telégrafos e Telefones, numa das dependências do extinto Mosteiro de Arouca.

1948.X.10 – É feita homenagem e distribuição de prémios aos ranchos folclóricos do Merujal, Moldes, Rossas, Chave, Fermedo, Canelas e infantil de Várzea, que tomaram parte na Feira das Colheitas.

1956.X.08 – Começa a funcionar, no Alto da Estrada, na vila de Arouca, o estabelecimento de ensino “Colégio Externato de Arouca” – para educação de meninas.

1964.X.10 – Dá-se a colocação de um transmissor de televisão no monte da Senhora da Mó, que viria a adulterar, irremediavelmente, aquele espaço.

2000.X.08 – A Câmara Municipal delibera transformar o edifício do antigo Mercado Municipal em Museu Regional.

2001.X.12 – É inaugurada a Escola E.B. 2,3 de Escariz.

2005.X.09 – José Artur Tavares Neves, natural da freguesia de Alvarenga, independente nas listas do Partido Socialista, vence as eleições Autárquicas, substituindo José Armando de Pinho Oliveira “Zola”, que, encabeçando a lista mais votada para a Assembleia Municipal, perdeu o cargo para Zeferino Duarte Brandão, 1º candidato da segunda lista mais votada, pela coligação PSD/CDS/PPM.

2008.X.09 – Realiza-se a escritura de reactivação da Banda Musical do Burgo, que havia cessado actividade 60 anos antes.

2009.X.11 – José Artur Tavares Neves, natural da freguesia de Alvarenga, é reeleito Presidente da Câmara Municipal de Arouca, pelo Partido Socialista. Desta feita, com maioria absoluta.