22 de julho de 2019

O território de Arouca localiza-se na Bacia e na Região Hidrográfica do Douro

Quase a totalidade do território do concelho de Arouca localiza-se na Bacia e na Região Hidrográfica do Douro. Os rios principais, em Arouca, que são afluentes do rio Douro e que fazem parte dessa bacia hidrográfica (desaguando, portanto, todos, no rio Douro) são o rio Arda; o rio Sardoura; o rio Inha e o rio Paiva. Esses rios (que formam alguns dos vales fertéis típicos do Douro Litoral) têm, por sua vez, alguns afluentes bastante relevantes no território de Arouca, como o rio Urtigosa, o rio Paivó ou o rio Ardena, para referir três exemplos principais. 

Gravura: Centro de Ensino Guroo
O facto de Arouca se localizar, em termos estruturais, na Bacia e na Região Hidrográfica do Douro é um factor fundamental para a correcta inserção identitária de Arouca: desde o início da formação de Portugal, na região do Entre-Douro-e-Minho e na Região Norte, bem como, durante o século XX da era comum, na província do Douro Litoral, que é a divisão territorial onde Arouca melhor se insere e onde melhor se enquadra em termos identitários, autóctones e endógenos. O Entre-Douro-e-Minho, a Região Norte e o Douro Litoral têm, como cidade principal e como cidade central, a cidade do Porto, que sempre foi (com o seu espaço circundante denominado 'Grande Porto') o espaço urbano principal de referência para Arouca e para os Arouquenses, facto que se acentuou e se vai acentuar ainda muito mais no futuro, com a evolução e a consolidação institucional da Área Metropolitana do Porto, onde o concelho de Arouca está muitíssimo bem inserido e onde está muitíssimo bem enquadrado, em termos identitários e sócio-económicos.
É entre a Praia do Cabedelo do Douro de Vila Nova de Gaia e a belíssima Foz do Douro da cidade do Porto que, no Oceano Atlântico, desagua o rio Douro, que é um dos rios mais belos do planeta Terra.

Foto: Arouca Geopark