29 de julho de 2019

O Rotary e a anual transmissão de mandatos


No passado dia 2 de julho aconteceu a Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Arouca.

Em que consiste este momento com esta denominação? Nada mais que a passagem de testemunho de funções de toda a direção. No Movimento Rotary, as funções, mesmo a da presidência, mudam todos os anos. Tal como o símbolo do Rotary (a Roda dentada) tudo se encontra em constante movimento. Os lugares não são dos seus membros. Os lugares são uma passagem pelas mais diversas funções.

Tudo isto faz com que os projetos não sejam de uma pessoa em particular mas sim do clube e dos seus membros e vão-se desenvolvendo ao longo do tempo até se encontrarem concluídos. Claro que o Presidente é o timoneiro de cada ano rotário.

O resultado disto é que o Rotary ajuda a formar líderes. E fá-lo da forma que penso ser a mais democrática. Todos podem ambicionar passar pelos mais diversos cargos de direção sem qualquer tipo de impedimento ou constrangimento.

Da mesma forma, entrada num clube rotário é aberta a todos os profissionais, na maior parte das vezes decorrente de um convite de um Companheiro. Os Clubes Rotários são, na sua essência, Clubes de Profissionais idóneos reconhecidos nas suas comunidades locais. Esta entrada é, normalmente, posta à consideração do clube e os valores do novo Companheiro devem ser reconhecidos por unanimidade pelos membros do Clube, para a sua entrada neste Movimento Internacional.

Anualmente, o objetivo primordial de qualquer Clube é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitárias e promover valores éticos e a paz a nível internacional.

Tudo isto acontece todos os anos em cerca de 34 mil clubes Rotary espalhados pelo mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros há 115 anos.