6 de julho de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXIX)

1610.VII.05 - É instituída a Santa Casa da Misericórdia de Arouca.

1894.VII.05 - A Câmara Municipal resolve, por unanimidade, atribuir o nome de António Teixeira Brandão de Vasconcelos, da Casa da Alhavaite, do Burgo, à Praça que se acabava de construir no centro da vila.

1898.VII.04 - O Ministério das Obras Públicas informa ter enviado ao Ministro do Reino os desenhos das dependências do Mosteiro e partes anexas, para o Director do Hospital de Rilhafoles estudar a adaptação daquele à assistência aos alienados.

1899.VII.05 - A Câmara Municipal toma posse das águas do manancial existente no Canto do Muro, no cimo da Cerca do Mosteiro, e que foram pertença deste, comprometendo-se a efectuar obras de reparação, canalização ou construção, e a fornecer água ao Mosteiro ou outra instalação do mesmo, e a estabelecer um Chafariz no centro da Praça Brandão de Vasconcelos.

1926.VII.06 - Inicia-se a carreira directa de camionete entre a vila de Arouca e a cidade do Porto, com itinerário por Castelo de Paiva, Entre-os-Rios e Cete.

1940.VII.01 - Estando atrasada a necessária autorização pela Direcção Geral dos Monumentos Nacionais para a mudança do Chafariz para junto da escadaria dos antigos Paços do Concelho, a Câmara delibera indicar à Comissão representante da Acção Católica o largo de Santa Mafalda para colocação do Cruzeiro dos Centenários.

1958.VII.06 - É inaugurado o Posto da Guarda Nacional Republicana de Arouca, no edifício da antiga Escola Primária Conde Ferreira, à entrada da vila.

1959.VII.05 - É inaugurado o "Café Arouquense", sito no Largo Dr. Ângelo Miranda, na vila de Arouca.

1972.VII.01 - Dom Domingos de Pinho Brandão, natural da freguesia de Rossas, Bispo de Filaca e Auxiliar da Diocese de Leiria, é nomeado Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

1995.VII.01 - À passagem do 1.º Centenário dos Salesianos, e a assinalar a presença dos mesmos em Arouca, é inaugurado, no Parque Municipal, um busto de São João Bosco, apóstolo da Juventude.

2006.VII.01 - É inaugurado, na exploração de ardósias da empresa Valério & Figueiredo, na freguesia de Canelas, um Centro de Interpretação Geológica, uma unidade museológica para albergar o raro e valioso património geológico que encontra naquela freguesia uma das suas maiores jazidas.

2006.VII.01 - É hasteada a Bandeira Azul na praia fluvial do Areinho, no rio Paiva.