1 de dezembro de 2020

ONLocal - está ON?

Foi hoje, 1 Dezembro, apresentada uma campanha do Município de Arouca que procura  promover as vendas no comércio tradicional e local. Após consulta do site da Câmara ficamos a saber que a campanha consiste  na distribuição de "sacos pelas lojas cuja a mensagem apela à compra em Arouca" e "um catálogo com vários produtos das lojas locais que inclui vouchers de oferta/desconto" e uma loja online. 

Não consegui destrinçar em que é que esta segunda parte da campanha se traduzirá, mas será certamente esta a que mais poderá fazer pelos comerciantes arouquenses. No global parece-me que é possível e obrigatório fazer mais.

Segundo o site, a campanha decorrerá durante este mês e ao longo do próximo ano. Tendo em conta as condições que vivemos de pandemia e as dificuldades gigantescas que os comerciantes atravessam, a que acrescem as consequentes dificuldades das suas famílias combinando esta dicotomia temporal vendedor/cliente e tendo  também em consideração que a autarquia deixou de gastar/investir muitos milhares de euros em actividades que foram adiadas ou canceladas pela covid19 ao longo do corrente ano, penso que seria esta a altura para "investir" de forma muito mais forte neste incentivo à compra no comércio concelhio.

Uma boa ideia seria a de criar uma dinâmica de economia circular através da entrega de vouchers aos clientes  nas compras realizadas em lojas de Arouca que poderiam ser trocados por dinheiro num valor de 10% da compra, mediante apresentação da factura com contribuinte na entidade coordenadora, com um limite mínimo de 25 Euros e máximo de 1000 por factura. Esta dinâmica poderia ser realizada durante o mês de Dezembro de 2020, como sabemos um dos meses mais fortes em termos de  comércio. 

Ao longo do ano 2021 esses vouchers poderiam dar direito a inscrição em concursos que semanalmente ou mensalmente atribuiriam novos vouchers de desconto no comércio local, promovendo assim a economia circular e local.

São duas sugestões que apesar de acarretarem um investimento grande por parte da autarquia me parecem importantes e necessárias.

Importante, independentemente de campanhas, será uma consciencialização que na possibilidade de opção, opte por comprar cá, no que é nosso. Compre no comércio Arouquense!