13 de abril de 2020

Uma Páscoa muito diferente.

Arranjo colocado na frente da Porta (fechada) da Igreja do Mosteiro
in Facebook da Paróquia de Arouca
A Páscoa de 2020 fica para a história individual e colectiva como uma Páscoa muito diferente, necessariamente diferente. Tanto mais quando não existe memória nem noticia de alguma vez assim ter acontecido e, espera-se, nunca mais venha a ser necessário que assim aconteça.

É, por isso, muito importante registar o momento que vivemos este ano e ter presente que ele significará, necessariamente, um marco também no que aos nossos comportamentos sociais, práticas e tradições comunitárias e religiosas, diz respeito. Haverá um antes e um depois da Páscoa de 2020.

É verdade que, em sentido mais amplo, para todos os efeitos - todos mesmo, mas, nomeadamente, no que à saúde e economia diz respeito - haverá sempre um antes e um depois do primeiro semestre de 2020. Em rigor, haverá sempre um antes e um depois da pandemia do Covid-19. 

No entanto, para quem é de meios mais pequenos e rurais, para quem sente e vive de forma mais intensa as tradições e práticas religiosas da época, ou até de quem julga não as sentir e viver, mas a arrasto delas convive e confraterniza com a família e amigos como em nenhum outro momento do ano, esta Páscoa de 2020 teve um significado muito especial e não deixará de ser um marco na nossa memória individual e colectiva, a recordar e comentar por muitos anos.