16 de novembro de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XLVIII)

1102.XI.13O conde Dom Henrique dá a Echa Martim o governo de Lamego, depois de o ter vencido na batalha «transmotem Fuste in valle de Arauca».

1681.XI.11 - Dom Luiz da Silva, bispo de Lamego, acaba com o costume do Imperador que tinha lugar na procissão da festa do Espírito Santo, realizada no Burgo de Vila Meã, e em cuja procissão os habitantes deitavam ao lume tripas cheias de substâncias aromáticas e cuja combustão transmitia ao ambiente um cheiro agradável.

1741.XI.13 - A abadessa do Mosteiro manda realizar, na igreja de São Bartolomeu, as obras necessárias à colocação do SS Sacrário e da Pia Baptismal, bem como a provê-la dos ornatos necessários a acolher os ofícios paroquiais, até aqui realizados na igreja do Mosteiro.

1863.XI.12 - A Câmara Municipal expropria a casa que tinha servido de Hospedaria do Real Mosteiro para sua «Domus Municipalis». Estava aí instalado entretanto o “Clube Arouquense”.

Foto editada de original publicada em "Contributos para o Futuro Arquivo de Arouca"

1926.XI.14 - Dá à estampa o último número do Quinzenário Critico, Humorístico, Literário e Noticioso “O CHICOTE”, com redacção e administração no Café Central, na Praça Brandão de Vasconcelos.

1951.XI.14 - Dá à estampa o último número de “A VOZ DE AROUCA” – Semanário Republicano, que começou a publicar-se em Agosto de 1930, pelas mãos de Tomás José de Vasconcelos.

1978.XI.16 - São aprovados os Estatutos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arouca. A sede provisória fica instalada num edifício da Praça Brandão de Vasconcelos, pertencente a José Augusto Martins Peres.

1992.XI.17 - É publicado no Diário da República o Plano de Pormenor de Salvaguarda e Reabilitação da Zona Histórica de Arouca.

1993.XI.15 - Chega o telefone à aldeia de Drave.

2002.XI.16 - A Associação “Unidos de Rossas” realiza a I Gala do Desporto de Arouca.

2004.XI.16 - A Câmara Municipal delibera integrar a Rede Nacional das Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

2018.XI.16 - O Município de Arouca vence o Prémio Municípios do Ano. A cerimónia teve lugar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.