29 de junho de 2019

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXVIII)

1234.VI.29 - D. Pedro Salvadores, bispo da Diocese do Porto (1235-1247), assistiu, em Rossas, às capitulações de pazes, por 60 anos, ordenadas pela Abadessa Dona Mafalda Sanches, por motivo de um bando ou briga entre criados dela e certos cavaleiros (da Ordem do Hospital) de que era cabeça Estêvão Vasques Dantas.

1923.VI.28 – A Câmara dos Deputados autoriza a Câmara Municipal de Arouca a vender ou aforar, sem formalidades legais, os seus terrenos baldios disponíveis ao logradouro público.

1929.VI.25 – A Comissão Administrativa da Câmara delibera oferecer a Cerca do Mosteiro para lá ser instalado um posto zootécnico para apuramento de gado bovino da Raça Arouquesa.

1940.VI.29 - O Secretário-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, do Ministério da Agricultura, solicita ao Secretário Geral do Ministério do Interior que diligencie no sentido de se delimitarem os concelhos de Arouca, Vale de Cambra e S. Pedro do Sul, de maneira a prosseguir com o Plano de Povoamento Florestal, no perímetro da Serra da Freita.

1949.VI.30 – Dão-se por concluídos os trabalhos de encanamento e cobertura do Rio Marialva, que atravessa pelo centro da Vila, numa extensão de 601m.

1977.VI.27 – É constituído o Centro Cultural e Recreativo de Santa Eulália.

1997.VI.29 – Tem início o I Concurso de Gastronomia de Carne de Raça Arouquesa, cujo primeiro prémio coube ao Restaurante Avistada, com o prato “Arouquesa com Feijão Serrano”.

1999.VI.24 – Dá-se a primeira actuação do Rancho Folclórico de Provisende, freguesia de Rossas, na festa de S. João Baptista, orago da capela desse lugar.

2004.VI.30 - São designadas por zonas críticas as manchas florestais das freguesias de Urrô, Albergaria da Serra, Santa Eulália, Moldes, Arouca, Canelas, Cabreiros e Alvarenga, onde se reconhece ser prioritária a aplicação de medidas mais rigorosas de defesa da floresta contra incêndios face ao risco de incêndio que apresentam e em função do seu valor económico, social e ecológico.

2006.VI.30 – Com o fim do ano lectivo, quinze escolas do 1º Ciclo do ensino básico fecham definitivamente as suas portas. Albergaria, Bouça (Chave), Espiunca, Fuste (Moldes), Gamarão (Canelas), Lázaro (São Miguel do Mato), Parada (Santa Eulália), Ribeira (Tropeço), Rio de Frades, Soutelo (Chave), Souto Redondo (Urro), Santa Maria do Monte (Santa Eulália), Telhe (Moldes), Vila Nova (Alvarenga) e Vila Viçosa.

2007.VI.29 – A Assembleia Municipal autoriza a adesão do Município de Arouca ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Grande Porto – SIMDOURO, S.A..