16 de junho de 2019

EM 10 ANOS PODEREMOS TER 40 SALAS DE AULA VAZIAS EM AROUCA



Arouca na última década apostou na requalificação e modernização dos seus equipamentos escolares ao nível do ensino básico e de educação pré-escolar. Foram construídas escolas de qualidade reconhecida tanto ao nível local como nacional.

Existem atualmente no concelho, 13 estabelecimentos de educação pré-escolar e 12 de ensino básico. Estes perfazem um total de cerca de 23 salas de pré-escolar e 60 salas de 1º ciclo.

Em 2010, por altura da implementação da 1ª carta educativa do concelho, nasciam em Arouca 206 crianças, mas em 2018 registaram-se apenas 138 nascimentos (segundo o site Pordata).

Fazendo um calculo básico poderemos supor que anualmente teremos, brevemente em Arouca, qualquer coisa como 150 alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino por cada ano lectivo. 

Assim, se tomarmos em conta que cada sala de aula deverá ter 25 alunos, iremos necessitar por ano de sensivelmente 6 salas de aula.

Pelos 4 anos de ensino básico necessitamos de 24 salas de aula e para o pré escolar cerca de 18 salas de atividades. 

Imediatamente, há aqui um número que resulta e que é assustador. Arouca, dentro de 10 anos, mais coisa menos coisa, irá ter ter perto de 40 salas de aula vazias. Salas sem alunos para preencher.

Portanto, penso que será da máxima urgência estratégica a delineação de um destino a dar a essas salas e consequentemente a esses edifícios construídos e que muito brevemente podem estar vazios do uso a que foram destinados.

Outros concelhos já preparam estratégias nesse sentido e de uma forma geral todo o país vai ter de o fazer.