7 de maio de 2020

Pergunta do Dia

Como dizia um meu velho e saudoso Professor de Direito das Obrigações, aquando das orais: "às vezes, fazer uma boa pergunta, é melhor que dar uma excelente resposta". Pois foi com essa exigência, empenho e compromisso, cumprido à regra, que assumi este último desafio na página de Facebook do blog "Defesa de Arouca". Ficam aqui as perguntas para memória futura e os Parabéns ao muito digno vencedor do desafio, que foi o Rodrigo Fernandes de Pinho. E um muito obrigado também ao Rodrigo e aos demais participantes, pois um desafio só vale a pena se for correspondido, para participar, ganhar ou, muito simplesmente, incentivar. Como diria aquele meu velho e saudoso Professor: às vezes, incentivar é tão ou mais importante do que participar.

Aqui ficam as perguntas, que constituíram o desafio destes últimos dias:

PERGUNTA DO DIA (1/10): Quem foi o Presidente da Câmara Municipal do Porto que casou, exerceu e faleceu em Arouca?

PERGUNTA DO DIA (2/10): Bernardino António Teixeira Vaz Pinto, último Capitão-Mor de Arouca, nasceu, casou e faleceu na freguesia do Burgo. Qual o orago da capela em que foi sepultado?

PERGUNTA DO DIA (3/10): Estão ambos na vila, coexistem apenas há cerca de trinta anos, sem nunca se terem defrontado antes ou alguma vez trocado de posição entre si, mas onde está um já esteve o outro e onde está este já esteve para estar aquele. De que se trata? Justifica.

PERGUNTA DO DIA (4/10): Na vila e vale de Arouca existem ainda vários Brasões de Armas “de Família”, nos quais, regra geral, é possível ler as armas das famílias aí figuradas, correspondentes aos apelidos dos avós do armigerado. Em que brasão podemos ver figuradas as armas de Moreiras, Almeidas, Magalhães e Pintos e qual o apelido prevalecente?

PERGUNTA DO DIA (5/10): Assinala-se hoje o feriado municipal de Arouca. Antes de se considerar o dia 2 de Maio, assinalava-se o dia 4 de Junho. Que factos relacionados com esses dias relevam para a história de Arouca e em que séculos se deram?

PERGUNTA DO DIA (6/10): Foi Presidente da Câmara e Administrador do Concelho de Arouca durante vários anos e, entre um e outro cargo, para além de se ver enobrecido, presidiu também à Câmara de um concelho vizinho. De quem se trata e de que freguesia era natural?

PERGUNTA DO DIA (7/10): No passado mês de Janeiro completaram-se cem anos sobre a data de nascimento de Dom Domingos de Pinho Brandão, terceiro bispo que Arouca deu à Igreja. Quem foram os outros dois bispos, de que freguesias eram naturais e em que Dioceses exerceram o seu múnus episcopal?

PERGUNTA DO DIA (8/10): O semanário “Defesa de Arouca”, fundado por Alberto de Almeida, é ainda o jornal que por mais anos se publicou entre nós, de 1926 a 2008. No entanto, não é o mais antigo. Qual é e em que ano deu à estampa o primeiro número do (conhecido) mais antigo jornal de Arouca?

PERGUNTA DO DIA (9/10): Reconhecemo-lo mesmo sem que se lhe ponha o nome do todo ou das partes, pois conta já um século e três anos na forma que tem, e, destes descontados, um século que levou a juntar as últimas das partes que aquela contém. Do que é que se trata?

PERGUNTA DO DIA (10/10): Neste Portugal bendito / Foi Arouca quem posou / Para o quadro mais bonito / Que a natureza pintou. Assim começa o “Hino de Arouca”, cuja letra é da autoria de Benjamin Veludo e a música de José Calvário. Em que ano e por quem foi interpretada a versão original?