10 de novembro de 2021

Manuel Valério Soares Figueiredo (1962-2021)

Foi com enorme surpresa e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Manuel Valério. Natural da freguesia de Canelas, onde nasceu, viveu e desenvolveu a sua paixão pelo património natural e cultural local do seu torrão natal, em particular, mas também de todo o concelho de Arouca, em geral, onde integrou diversas associações e entidades, nomeadamente, ligadas ao património e cultura.

Colecionador e apaixonado pelos fósseis (trilobites) achados na Louseira de Canelas - indústria de que era proprietário - e que o levaram a empreender, a título particular, o Museu das Trilobites - Centro de Interpretação Geológica de Canelas, que consciencializou e incitou o Município à ambição maior de criar o Geoparque Arouca, Manuel Valério era também um apaixonado por fotografia, tendo empreendido uma recolha inestimável de fotografia antigas na sua freguesia e depois também em todo o concelho, com o propósito de contribuir para um futuro arquivo fotográfico de Arouca. Foi também colaborador da imprensa local, nomeadamente da Defesa de Arouca.

Entre outras distinções e reconhecimentos, pessoais e profissionais, em 2008 foi homenageado pelo Rotary Clube de Arouca, «pelo contributo significativo para a preservação dos fósseis trilobíticos na sua Louseira de Canelas». Em 2010 foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, «pelos esforços intensos e profícuos no estudo, preservação e divulgação dos achados fósseis (trilobites) da Louseira de Canelas».

É uma enorme perda para Arouca, pelo que fez e pelo que deixou por fazer.

Curvamo-nos perante a sua memória e endereçamos as mais sentidas condolências à família.