20 de julho de 2021

Gentil Moreira de Sousa (1929-2021)


Foi com profunda tristeza que recebi na noite passada a noticia de falecimento do meu amigo senhor Gentil Moreira de Sousa, um arouquense que se fez ilustre no outro lado do Atlântico, mais precisamente em Niterói, no Rio de Janeiro, onde foi um empresário de sucesso, reconhecido e agraciado com vários títulos e condecorações pelos Estados do Brasil e Portugal.

Traçar o perfil, fazer a história biográfica e estudar os ancestrais de Gentil Moreira de Sousa é não só um prazer como uma honra. Com efeito, este inveterado arouquense, - que o refere sempre com orgulho -, ambicionando melhores condições do que aquelas que a sua terra natal de então perspetivava oferecer-lhe - dar continuidade ao comércio e indústria de roupas de seu pai -, fez-se ao mundo, mais propriamente às terras outrora descobertas por Álvares Cabral, para onde emigrou na década de cinquenta do século passado, mais especificamente no dia 11 de Maio de 1951, como escrevi no perfil biográfico e genealógico que, a seu pedido, elaborei em 2017.

Escritor e poeta, com quatro livros publicados, músico e empresário luso-brasileiro, Gentil Moreira de Sousa, era filho de Adriano Teixeira de Sousa, alfaiate, músico e maestro da Banda Musical do Burgo, e Helena Moreira de Sousa, moradores no lugar e freguesia do Burgo, onde nasceu em 20 de Junho de 1929, sendo o mais velho de sete irmãos. Casou em Niterói com Clarice Pinto Quaresma, natural de São João da Boa Vista, concelho de Tábua, onde nasceu em 2 de Agosto de 1927, de que teve dois filhos e três netos.

O negócio que mais o notabilizou em Niterói foi a Confeitaria Beira Mar, fundada há mais de quatro décadas, contando hoje com cerca de 300 trabalhadores, cuja marca e logotipo ostenta o brasão heráldico do município de Arouca.

Neste doloroso momento de despedida de Gentil Moreira de Sousa, Axel Grael, Prefeito de Niterói, homenageou o legado de Gentil deixado naquela cidade, referido que «Ele será sempre lembrado com muito carinho por nossa cidade».

Gentil Moreira de Sousa foi ainda uma boa referência para muitos familiares, amigos e compatriotas, em geral, que também emigraram para o Brasil, e sempre contaram com a sua boa-vontade e generosidade para singrar naquele país.

Que descanse em paz!

Os meus sentimentos à família e amigos!