2 de janeiro de 2019

Máquinas para a estrada - parte II


Em Outubro de 2018 foi mais uma vez mais anunciado um grande avanço na concretização da construção da variante à EN 326, ou melhor, uma parte dela, que compreende unicamente a ligação do Parque de Negócios de Escariz à A32. Seria lançado o concurso público internacional que segundo o anunciado pela mais alta figura do estado decorreria até ao final de Novembro de 2018.

Era só mais um anúncio mas queremos acreditar todos que seria e será desta. Estamos em Janeiro de 2019 e ainda não há qualquer novidade sobre o atrás anunciado e enunciado, o prazo de concretização e avaliação do mesmo. Acrescente-se que estamos ainda no início e o concurso já sofreu uma prorrogação de cerca de 600 dias para cerca de 900, ou seja: de mais ou menos dois anos passou para três.  Já tive a oportunidade de transmitir a quem de direito, em sede e local próprio, que acho que este é um assunto que pelo seu malogrado historial de flops e anúncios deveria ser tratado com o máximo cuidado quanto à sua comunicação.

Os Arouquenses não poderão nem deverão admitir que isto seja novamente um só anúncio. Os Arouquenses não poderão nem deverão admitir que se façam quaisquer jogos políticos de rectaguardas com este tema. Os Arouquenses não poderão nem deverão admitir mais atrasos. Os Arouquenses não poderão nem deverão admitir que a obra, ou melhor, o anúncio da obra se fique por aqui e não pela totalidade da Variante, da qual somos mais do que merecedores, por inúmeras razões que estão mais que identificadas e confirmadas por todos. 

Eu, como arouquense que sou, bem como todos os demais, deveremos e vamos estar atentos. Como já num passado relativamente longínquo tive a oportunidade de escrever: deixem-se de anúncios e de prazos, e vamos é “com mas máquinas para a estrada!“.