9 de março de 2020

5ª Conferência Internacional Noaíta - Academia Noaíta de Jerusalém - Israel

Como já foi referido, várias vezes, neste blogue, Arouca (no contexto mais amplo do Noroeste Peninsular), possui muitos elementos de origem cripto-judaica e cristã-nova que configuraram o inconsciente colectivo arouquense e a identidade de Arouca, ao longo dos séculos. 
A Torá Sagrada do Criador dos Céus e da Terra, Bendito Seja O Seu Nome Sagrado, é um sistema axiológico absoluto para os Judeus (613 Mitzvot) e para os Não-Judeus (7 Leis Noaítas). Esse sistema axiológico absoluto (sistema de índole moral e ético, mas também de índole epistémico, científico, técnico, estético, jurídico e político, etc.) reporta-se e refere-se à estrutura ontológica e orgânica de qualquer ser humano e qualquer ser humano sadio reconhece esse sistema axiológico como bom, benévolo e justo. E não poderia ser de outro modo, uma vez que esse sistema axiológico é absoluto, tendo origem no Criador Perfeito e Infinito dos Céus e da Terra, que é Absoluto e Absolutamente Verdadeiro, Bendito Seja O Seu Nome Sagrado. 
Nos Céus e na Terra, só existe uma única autoridade infalível, que é a única entidade perfeita e absoluta: o Próprio Criador Uno e Absoluto dos Céus e da Terra, com a Sua Torá Sagrada, escrita em Hebraico, com o sentido originário do Criacionismo Hebraico e que se refere ao facto da combinação infinita das letras da Torá Escrita ser o blueprint de todos os fenómenos que existem nos Céus e na Terra, sendo um padrão prático absoluto para guiar os seres humanos no planeta Terra. Nesse sentido, qualquer pensamento, noção, acto ou prática que colida com os valores universais e absolutos das 7 Leis Noaítas é um grave retrocesso pessoal e um grave retrocesso civilizacional, no contexto teleológico da escatologia humana direccionada para a Era Messiânica, que ocorrerá, no futuro, a partir de Jerusalém - Terra de Israel, liderada pelo Moshiach Ben David e pela linhagem davídica, com a construção do Terceiro Templo, no Monte do Templo, em Jerusalém. A Humanidade está numa escatologia e essa escatologia é Judaica Ortodoxa «Shomer Torá uMitzvot». Não outra.
Este ano, mais uma vez, fui convidado, pelo rabi haredi Moshe Perets, para participar na Conferência Internacional Noaíta, em Jerusalém - Israel: um evento de muita qualidade, organizado e promovido pela Academia Noaíta de Jerusalém, que divulga e promove as 7 Leis Noaítas a todas as nações. Sou um rigoroso 'Noaíta-Observante-Chassid' (“Chassid Umot Ha’Olam”). Tenho origens familiares cripto-judaicas e cristãs-novas muito consistentes ao longo dos séculos e estou muitíssimo ligado, de modo directo, ao Povo Judeu haredi e ortodoxo Shomer Torá uMitzvot, há cerca de 16 anos, mas o meu interesse e a minha participação, em estudos académicos, sobre a Cultura Judaica Shomer Torá uMitzvot, é regular, há quase 25 anos.
As 7 Leis Noaítas (que só começaram a ser mais e melhor divulgadas no presente) vão ser, no futuro, na Era Messiânica, o sistema axiológico axiomático absoluto que guiará todos os seres humanos do planeta Terra, nos 7 continentes, com A Protecção Divina do Criador Absoluto dos Céus e da Terra, Bendito Seja O Seu Nome Sagrado, Bendito Seja Ele.